PROJETOS APROVADOS

 CapacitaçãoReinserção SocialEmpowementReinserção Profissional 

Projetos aprovados

As pessoas com deficiência, duplo diagnóstico e Doença Mental Crónica apresentam problemas comportamentais e relacionais, sendo as mais excluídas na reinserção profissional e social. No distrito de Portalegre as pessoas com deficiência rondam as 242 (considerando apenas as que detêm capacidade motora para participar em Atividades Ocupacionais).

Na APPACDM de Portalegre, o grupo é de 56 pessoas (27 mulheres e 29 homens).

Referimos ser um projeto inovador, dado que possibilita a capacitação e empowerment na comunidade de pessoas com deficiência, duplo diagnóstico e doença mental; tem uma abordagem complementar à prestação de serviços do sector público nomeadamente Departamento de Psiquiatria do Hospital de Portalegre, para acompanhamento comunitário de novos casos; Orientação dos novos casos com problemáticas de Doença Mental para Espaço ComUNIDADE evitando sempre que possível novas admissões para internamento no Departamento de Psiquiatria do Hospital José Maria Grande. Este projeto foi cofinanciado pelo BPI através do Programa BPI Capacitar.

Por último apresentamos o projeto Horta Pedagógica Inclusiva, cofinanciado pela Fundação EDP, pelo Programa EDP Solidária. Este projeto pretende a construção de uma horta inclusiva adaptada a pessoas com mobilidade reduzida, que não existe na região e que tenha uma vertente pedagógica e terapêutica com a participação de pessoas com deficiência e com doença mental (encaminhadas pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de Portalegre), permitindo-­lhes melhorar a sua qualidade de vida, ter uma ocupação e interação com contextos que promovam a sua saúde mental, impulsionando o empowerment.

Os produtos da horta serão distribuídos em cabazes mensais pelas famílias carenciadas, promovendo uma alimentação saudável e equilibrada. Ao nível das famílias apoiadas detetámos a existência de famílias carenciadas a nível socioeconómico que não têm uma alimentação equilibrada derivado da sua condição social. Estas famílias são apoiadas com outro tipo de géneros alimentares, conservas e produtos secos, não tendo produtos frescos para incluir na sua alimentação.

Em termos de parcerias para operacionalização do projeto temos o Instituto Politécnico de Portalegre (Escola Superior Agrária de Elvas) com a formação/workshops aos intervenientes e o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de Portalegre com o encaminhamento das pessoas com doença mental que são internadas regularmente e que beneficiariam deste tipo de ocupação.

VALÊNCIAS SOCIAIS

© 2019 APPACDM-Portalegre
Power by Ecrã Cúbico