COMISSÃO DE CLIENTES

Direito de ter uma casanão ser discriminadoter coisas própriaster uma famílianão ser gozado 

Comissão de Clientes

A Comissão de Clientes da APPACDM de Portalegre é um grupo de autorrepresentação que pretende dar voz a todos os clientes da Instituição, incentivá-los no conhecimento e defesa dos seus direitos e deveres, na tomada de decisões, a assumir responsabilidades e expressar opiniões.

Este grupo surgiu, em março de 2012, na resposta social do Centro de Atividades Ocupacionais de Portalegre, integrando 12 clientes que reuniam mensalmente.
Presentemente, e face à adesão positiva por parte dos clientes da Instituição, a Comissão encontra-se subdivida em dois grupos:
Comissão restrita: espaço de reflexão, debate e tomada de decisão mais centralizado, integrado por 9 elementos que reúnem uma vez por semana;
Comissão alargada: composta por 19 clientes, sendo realizadas reuniões mensais.

A dinamização da Comissão de Clientes está a cargo da Técnica de Serviço Social e da Psicóloga do Centro de Atividades Ocupacionais de Portalegre.

Alguns dos nossos trabalhos:

  • Carta dos direitos e deveres dos clientes;
  • Regulamento interno de funcionamento da Comissão de Clientes;
  • Crachás de identificação;
  • Calendários e marcadores de livros para divulgar os direitos da pessoa com deficiência;
  • Campanha eleitoral e eleições do presidente, vice-presidente e porta-voz;
  • Criação de uma sala da comissão com o intuito de realizar reuniões do grupo, atendimento de clientes e arrumação de material;
  • Sugestões e avaliação de projetos de reabilitação dinamizados na Instituição;
  • Participação em eventos formativos, como formandos ou oradores;
  • Apoio a outras Instituições na constituição e organização do seu próprio grupo de autorrepresentação;
  • Projeto “Capacitar para Ter Voz” – cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação pretende, em edições anuais e desde 2013, potenciar o empowerment de indivíduos com deficiência pelos seus pares;
  • Participação no grupo de autorrepresentantes do distrito de Portalegre “Os Invencíveis”, cuja constituição foi impulsionada pela nossa Comissão;
    Trabalho sobre a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência sendo os desenhos publicados nos manuais, da Humanitas, “CRI: Centro de Recursos para a Inclusão – Questões sobre a Prevalência e Aprovação de Apoios”, “Guia para a Interdição e Inabilitação”;
  • Participação da Semana da Inclusão que, anualmente, é realizada para assinalar o dia 3 de Dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: em 2016 dinamizada atividade na Escola do 1º Ciclo do Atalaião de Portalegre alusiva aos direitos e deveres; em 2017 foram potenciadas, por um dia,
  • experiências de inclusão em contexto de trabalho de pessoas com deficiência;
    Contacto da Comissão: comissão.clientes@appacdm-portalegre.pt

Valências Sociais

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